Matéria exibida no site da ABCPCC

Morreu no último domingo (18) no Haras Springfield, em Tijucas do Sul/PR, o reprodutor Amigoni. Aos 13 anos, o garanhão foi fulminado por um infarto, em seu piquete.

Criado pela Quay Bloodstock na Irlanda, Amigoni competiu aos 2 e 3 anos, num total de 10 apresentações – e 2 vitórias. Em seu país de origem, Amigoni venceu uma eliminatória em sua estreia, além do Anglesey Stakes (gr.III). Tendo sido enviado para os Estados Unidos ao final de sua campanha, Amigoni finalizaria em terceiro, ainda, no American Derby (gr.II), vencido pelo nosso conhecido Union Avenue.

Importado para o Brasil em 2007, Amigoni ingressou no país na qualidade de primeiro filho de Danehill a servir na criação nacional. E fora justamente em sua geração de estreia – nascida em 2008 -, que o semental produziu o principal expoente de seu stud record. Vencedora dos Grandes Prêmios Diana (gr.I), Barão de Piracicaba (gr.I) e João Cecílio Ferraz (gr.I), Alta Vista recebeu o Troféu Mossoró de “Melhor Potranca” na temporada 2010/2011.

Qua Qua Qua (ganhador de G2 e por duas vezes segundo colocado no GP Presidente da República (gr.I)), Atuante (G3, prova especial, tríplice coroado juvenil no Cristal e quinto em G1 no Uruguai), Blessed Tiger (G2), Andros (G3), Wild At Heart (G3) e Escolta Real (G3) foram outros destaques da produção de Amigoni (neto de Be My Guest), que até aqui conta com 399 produtos registrados no Stud Book Brasileiro. Em suas estatísticas momentâneas, o reprodutor conta com 63,65% de seus filhos corridos, sendo 40,85% ganhadores e 10,02% ganhadores e colocados em provas de black type.

Na atual temporada de monta, Amigoni cobriu 6 matrizes.