A criação brasileira e em especial a paranaense perderam ontem um reprodutor emblemático. Trazido por um grupo de criadores paranaenses para a reprodução, o britânico Goldeo veio para colocar na criação nacional um sangue considerado raro: o do fenômeno Galileo.

Filho de Galileo e Born Gold (Blushing Groom), Goldeo estava alojado no Haras Santarém. Uma insuficiência cardio respiratória foi o motivo do passamento do reprodutor, que recebia grandes esperanças de seus importadores.

No Brasil deixará duas gerações. A primeira, nascida em 2018 conta com apenas cinco animais registrados no Stud Book. No entanto, devemos ter mais animais filhos dele nascendo nesta temporada que se inicia.

Seu pai se consagrou dentro e fora das pistas, considerado por muitos como o “melhor reprodutor do mundo”. Dentre outros, Galileo é pai de Frankel, Australia, Ruler The World, Churchill, além dos conhecidos pelos brasileiros Roderic O’Connor e Soldier of Fortune.

Para se ter ideia do potencial deste “sangue nobre”, no último sábado filhos de Galileo formaram a trifeta do Irish Derby (G1), que contou com com € 1,5 milhão. O vencedor foi Sovereign, filho de Galileo em mãe Danehill Dancer.