Na segunda-feira (10) aconteceu no Jockey Club Brasileiro o Seminário do Turfe Brasileiro. Diversos convidados falaram sobre o que pensam em suas respectivas áreas e, no momento mais esperado, os presidentes dos quatro maiores hipódromos do Brasil, juntamente com o presidente da ABCPCC se uniram para falar sobre turfe.

Três paranaenses foram escolhidos para falar a respeito do de suas respectivas áreas. O presidente Roberto Belina deu um panorama sobre o Jockey Club do Paraná. O jornalista Leopoldo Scremin, responsável pelas mídias falou sobre as estratégias utilizadas aqui e o comissário de corridas e proprietário Tiago de Mattos Leão deu seu panorama sobre o turfe.

O primeiro a falar foi Leopoldo Scremin, próximo das 13 horas. Devido às pautas de muito interesse, o espaço para falar do “Marketing no Turfe” foi reduzido, uma vez que todos precisavam almoçar. Adriene Trunco, Diretora da PMU Brasil foi a primeira a apresentar o que a agência fez no turfe e em seu portal de apostas.

Depois foi a vez e Leopoldo, que fez questão de citar a disparidade do poder de compra de mídia da PMU/Gávea com o que hipódromos brasileiros restantes possuem. Ele explicou – superficialmente – como é articulada a relação com a grande mídia paranaense. A visão de Adriene e Leopoldo se alinharam a respeito de como o turfe tem que ser apresentado ao público, para que exista uma renovação.

*No vídeo a partir da 5h 36min.

“Nós temos que parar de comparar o turfe dos anos 70 com o momento atual. A concorrência que o turfe enfrenta hoje para atingir as novas gerações é absurda”, disse Leopoldo durante sua pequena apresentação. “Temos que trabalhar com o entretenimento para atrair um público novo (…) hoje muitos filhos de criadores e proprietários não se interessam pelo turfe. Nós temos que focar em atrair os netos, porque os filhos nós já perdemos por não investir nesta área há 20 anos.”

Após o almoço foi a vez do Presidente Roberto Belina falar. Ao lado de Benjamin Steinbruch (JCSP), Luiz Alfredo Taunay (JCB), José Vecchio Filho (JCRGS) e Antonio Quintella (ABCPCC). Com o intenso crescimento do Jockey Club do Paraná, o presidente Belina teve um dos discursos mais positivistas da tarde.

E não é para menos. Uma vez que além de estar financeiramente acertado, a inauguração do Jockey Plaza Shopping Center, a instalação da pista de grama e outras novidades realmente estão colocando o Hipódromo do Tarumã em outro patamar.

*No vídeo, a partir de 7h 57min.

“Nosso panorama financeiro hoje é uma conta simples. Nós temos cerca de R$ 500 mil em receitas e gastamos R$ 500 mil em contas”, comentou Belina. “Pagamos todos os impostos, funcionários, contas e distribuímos o restante da verba em prêmios. Acabamos de inaugurar um shopping, reformamos a escola de aprendizes para formar novos profissionais e estamos construindo uma pista de grama (…). Estamos a disposição do turfe brasileiro. O que for necessário, seja na parte política ou em qualquer outra área vocês podem contar com o Jockey Club do Paraná.”

Por fim, no encerramento do seminário foi a vez dos proprietários falarem a respeito do que enxergam do turfe. Tiago Leão (Stud AML) teve um curto espaço devido aos atrasos no congresso. Mesmo assim conseguiu em pouco espaço de tempo sintetizar o que ele vê de necessário para o crescimento do turfe.

*No vídeo, a partir de 10h 24min.

“Eu acredito em um turfe forte se o proprietário for forte. O criador precisa ter alguém para vender e o proprietário precisa de um prêmio forte para poder investir alto”, Discursou Tiago. “O Jockey Club do Paraná está em franca ascensão, teremos nossa pista de grama no ano quem vem, mas precisamos do Jockey Club de São Paulo também forte para termos um turfe brasileiro forte.”

*Fotos: Karol Loureiro e Leopoldo Scremin.