O dia 28 de agosto de 2016 ficou marcado na vida de muitos turfistas, afinal, neste dia aconteceu o primeiro GP Paraná desta nova gestão que recuperou o clube e voltou a realizar corridas.

Jockey Club do Paraná lotado, diversas atrações e oito animais alinhando para a principal prova do turfe paranaense. Um deles já se destacava pela campanha, que contava com 8 vitórias em 9 saídas. Correu como favorito e sagrou campeão do GP Paraná 2016. Estamos falando de First Amour.

O filho de First American e Vieux Amour (Baronius), de criação do Haras Fronteira PAP e de propriedade do Haras Rio Iguassu (em sociedade com Alexandre Frare) está se despedindo das pistas. Sua última corrida foi no GP Paraná 2018, quando teve contratempos.

First Amour vencendo o GP Presidente da República – Cristal (Listed) em recorde (Jefferson Bernardes/Divulgação JCRS).

Nesta prova ele era um dos favoritos, pois havia reaparecido na Taça Jockey Club do Paraná com vitória esmagadora. Antes, ainda em 2018, venceu a Prova Especial Eu Também em Cidade Jardim, fez terceiro no GP José Cerquinho de Assunção (G3), quarto no GP Presidente da República (G2) – SP e décimo na versão carioca da mesma prova. Estas três em pista de grama, que não era sua especialidade.

Na campanha foram 12 vitórias em 23 apresentações. Venceu o GP Paraná (G3), o GP Antenor de Lara Campos (G3), do Clássico Derby Paranaense (Listed), O GP Presidente da República – Cristal (Listed), das Provas Especiais Ciro Frare, Taça Pinheiro de Ouro, Paulo Afonso Alves de Camargo, PE Eu Também, Taça Jockey Club do Paraná e Sprinters Cup Diamond.

Quando potro, bateu o recorde dos 1.000 metros no Hipódromo do Cristal, que hoje pertence a Mudador. Em 2017 voltou ao Rio Grande do Sul para desta vez bater o recorde dos 1.600 metros, que permanece até hoje. Enfim, um craque.

First Amour ficará alojado no Haras Rio Iguassu, em Tijucas do Sul onde servirá como reprodutor. Boa aposentadoria ao campeão.

Foto capa: Porfírio Menezes.