O turfe paranaense teve resultados expressivos na tarde de ontem (28) em Maroñas, no Uruguai. Alguns animais criados aqui brilharam vencendo ou fazendo ótimas apresentações.

O primeiro deles foi Jaffar, vencedor do Clássico Governador do Estado (Listed) e terceiro no Gran Premio Pedro Piñeyrua (G1), principal prova da milha daquele país. O crioulo do Haras Springfield perdeu por focinho o Clássico Benito Villanueva (G3).

O interessante foi a evolução que o castanho do Stud Beleza demonstrou. Se na milha do Gran Premio José Pedro Ramirez ele havia perdido o placê para Sinabung, desta vez o filho de Shangai Bobby deixou o seu conterrâneo a 6 corpos. Vale ressaltar que Sinabung, terceiro na prova vencida pelo brasileiro El Prodigo é de criação do Haras Santarém.

Mas o dia dos paranaenses não foi só de colocações. Dois animais criados no Paraná venceram. O primeiro deles foi a potranca Jeitinho Doce, de criação do Haras Palmerini e de propriedade do Stud Perla Negra.

A filha de Salto e Kalea (Pioneering) deixou oito competidoras, sendo duas brasileiras de criação do Haras Santa Maria de Araras, uma do Stud TNT e uma do Haras Old Friends para trás, cruzando o disco com pescoço de vantagem.

Jeitinho Doce largou e foi para a ponta, mantendo sempre três corpos para as adversárias. Na reta final, mesmo desgarrando continuou líder e venceu bela carreira. Foi pilotada por Deividi Gaier e assinalou 1’24″84 para os 1.400 metros na pista de areia.

E por último, mas não menos importante, foi a vez de Pushkin vencer novamente. O crioulo do Haras Belmont correu uma prova em 1.400 metros para vencedores de até quatro carreiras. No campo 11 animais, com os brasileiros Baruc da Serra (Haras Centro Serra) e Rey Victorioso (Haras Old Friends).

Pushkin largou e foi para a ponta, seguido de perto por Il Corriere. Na curva o uruguaio chegou a emparelhar com o brasileiro, que por dentro se defendeu dos ataques dos adversários durante toda a reta. No final, o paranaense livrou 1 3/4 para a segundo colocado.

Filho de Pioneering e Tytan (Giant Gentleman), Pushkin  foi pilotado por Carlos S. Mendéz e assinalou 1’23”94. Foi a quarta vitória do defensor do Stud Vamos Los Pasini.

*Foto: Divulgação Hipódromo de Maroñas.