O casco do cavalo é uma sensível parte do animal que exige um cuidado especial e é comumente protegido com ferraduras. A colocação das ferraduras é uma atividade exercida por profissionais muito qualificados, mas que por atuarem nos bastidores acabam passando despercebidos pelo público. Pois hoje, um dos grandes mestres na arte da ferragem e casqueamento de cavalos faz aniversário.

Amir Prestes Ferreira, o Bugrão, está completando 80 anos de vida. Por muitos anos Bugrão foi uma referência em sua profissão, e acabou passando o seu amor ao cavalo de corrida aos filhos Luis Prestes Ferreira, Valdemir Prestes Ferreira e Paulo Prestes Ferreira. Atualmente curtindo o merecido descanso da aposentadoria, tem em seu neto, Leandro Ferreira Kasecker, o mais novo sucessor na profissão de ferreiro.

Bugrão começou a trabalhar em 1948 com oito anos de idade, ainda na época do Hipódromo do Guabirotuba. Após a inauguração do Hipódromo do Tarumã, foi trabalhar no Posto de Fomento junto ao Dr. Heliodoro Duboc.

A lista de Haras que tiveram os cavalos aos cuidados de Bugrão é extensa e inclui grandes nomes da criação paranaense, como: Curitibano, Xará, Pemale, São José da Serra, Santa Rita da Serra, Cifra, H. Oliva, Larissa, J. B. Barros, São Luiz d Purunã, Coudelaria Baptista e claro, o Haras Valente.

Alguns campeões das pistas que ficaram na história do Turfe tiveram Bugrão como ferreiro, tais como Velodrome, Roxinho, Thignon Boy e Salustiano.

O Jockey Club do Paraná deseja ao Bugrão muitas felicidades! Parabéns pelos seus 80 anos de vida e de amor ao cavalo de corrida!