A história do Jockey Club do Paraná teve início no dia 2 de dezembro de 1873 e, nos primórdios da década de 1940 foram instituídas algumas das provas mais importantes do calendário turfístico paranaense, como Grande Prêmio Paraná e Clássicos Primavera, Carlos Dietzsch e Manoel Ribas.

Já em setembro de 1948, embora muitos defendessem a remodelação do Hipódromo do Guabirotuba, foi iniciada a negociação para compra do terreno do Tarumã.

No dia 31 de agosto de 1950 o Governador Moyses Lupion autorizou a aquisição da área nas atuais instalações e terrenos do Jockey Club do Paraná. Desta forma o terreno do Guabirotuba passou para o Estado do Paraná e a área do Tarumã para o Jockey.

Em junho de 1952, a então diretoria do Jockey traçou o início das obras de construção do novo hipódromo, cujo projeto foi entregue ao engenheiro Edmir Silveira D’Avila, prevendo a inauguração para novembro de 1953.

No dia 13 de setembro de 1952 foi realizada a solenidade de início da construção da arquibancada social, com as presenças do Governador Bento Munhoz da Rocha Neto e o presidente do clube Pedro Alípio Alves de Camargo.

No dia 21 de novembro de 1955 realizou-se a emocionante festa de despedida do Hipódromo do Guabirotuba, que durante 56 anos foi palco das reuniões promovidas pelo Jockey Club do Paraná.

No dia 10 de dezembro de 1955, às 11 horas, realizou-se a solenidade de inauguração, com as presenças dos Governadores Adolpho de Oliveira Franco e Irineu Bornhausen, Bento Munhoz da Rocha Netto, Prefeito Ney Braga, Secretário de Saúde Joaquim de Mattos Barreto, presidente Pedro Alípio Alves de Camargo e as grandes figuras do turfe do Paraná.

Às 13h30 daquele dia, Mário de Araújo Marques ordenou a partida da primeira corrida realizada no Hipódromo do Tarumã – Grande Prêmio “Inaugural”.

No dia seguinte foi realizado o Grande Prêmio Paraná.

Além desses fatos, até chegarmos aos dias atuais, temos muito mais o que contar e mostrar do JOCKEY CLUB DO PARANÁ, no entanto, isso somente poderá ser possível com a ajuda de todos.

O Jockey Club do Paraná possui um pequeno acervo, que deveria ser exposto para o conhecimento de todos, não só pela sua importância histórica, como também, para que essa história não venha a ser apagada pelo tempo.

Cabe ressaltar que esse compromisso cabe a todos, turfistas ou não, pois o Jockey Club do Paraná é um bem tombado e o objetivo de criarmos esse espaço é incentivar a todos a preservação e proteção do nosso patrimônio cultural.

(texto: Sônia Gama Ruberti Birskis – Diretora Social do Jockey Club do Paraná).

 CONVITE: PARTICIPEM E COLABOREM – EVENTOS BENEFICENTES.

Nesse próximo sábado, dia 16 de fevereiro e no outro sábado dia 23 de fevereiro, serão realizados dois eventos no JOCKEY CLUB DO PARANÁ, com a parceria do CARTOLA SPORTS JOCKEY, com a finalidade de que, com a ajuda de todos, possamos criar um espaço para preservar a história do turfe paranaense.

  • No dia 16.02, no Jockey Club do Paraná, no Salão Almeida Prado, será realizada uma feijoada beneficente com início às 13 h, no valor de R$60,00, com direito a uma mini caipirinha, música ao vivo e um telão com transmissão das corridas do dia. Também serão distribuídos alguns brindes. Maiores informações no site do clube ou no telefone 41 99972-7879 ou 41 3075-2121. Faça sua compra antecipada, no cartão ou em dinheiro, e reserve sua mesa.

  • No dia 23.02, no Jockey Club do Paraná, no Salão Almeida Prado, será realizado um baile alegre e diferente, para marcar o início do carnaval, ao som de duas bandas, uma apresentando a alegria da música do nordeste (BANDA CALANGO BRABO), e a outra banda apresentando a famosa música cubana (BANDA ALOHABANA), com início às 21 h, no valor de R$90,00, com direito a open bar, a ser definida a bebida a ser servida. Maiores informações no site do clube ou no telefone 41 99972-7879 ou 41 3075-2121. Faça sua compra antecipada, no cartão ou em dinheiro, e reserve sua mesa.

Lembrando que nos dois eventos está incluso o estacionamento gratuito.