Como contamos anteriormente, alguns turfistas ilustres serão homenageados pelo Jockey Club do Paraná e Associação dos Criadores e Proprietários de Cavalo de Corrida do Paraná – ACPCCP. E um deles é o “eterno deputado” Abelardo Lupion, figura ímpar e que sempre esteve ao lado do Clube.

Neto do importantíssimo Moysés Lupion (Haras Santa Fé), que fez muito pelo Jockey Club do Paraná, Abelardo foi figura de suma relevância na “briga” do Jockey para conseguir recuperar a Carta Patente. Com sua capacidade de superar desafios, Abelardo ajudou muito nesta conquista em definitivo do direito de realizar corridas com apostas.

Formado em Contabilidade, também cursou Direito na Universidade Mackenzie de São Paulo
em 1972. Foi deputado federal por seis mandatos consecutivos e, por 18 anos, esteve entre os “Cem Cabeças do Congresso Nacional”.

Empresário do ramo agropecuário e imobiliário, Lupion presidiu o Grupo Parlamentar Brasil Índia, é ex-presidente de duas comissões da Câmara dos Deputados: Agricultura e Segurança Pública e ex vice-presidente da Frente Parlamentar da Pesquisa. Foi diretor-presidente da Companhia de Habitação do Paraná – COHAPAR – entre
janeiro de 2015 a abril de 2018. Atualmente é Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística – SEIL.

As Homenagens, Prêmios e Comendas que Abelardo Lupion recebeu são diversas. Membro honorário de diversas Sociedades Rurais (do Paraná, de Maringá, de Paranavaí, do Norte Pioneiro entre outras). Personalidade 2011 da Embrapa Florestas e em 2012 da Embrapa Gado de Corte, Titulo de Honra Mérito da Universidade Federal do Paraná; Certificado de Honra ao Mérito do Hospital das Clinicas do Parará; Vulto Emérito da Cidade de Curitiba; Inúmeros Títulos de cidadania honoraria em Municípios Brasileiros; Titulo de Atleticano do Século dado pelo Clube Atlético Paranaense e Titulo de Benemérito do futebol do Paraná.

As Comendas e Medalhas também são várias, tudo pelo que ele nestes quase 40 anos de vida pública fez pelo bem estar e prosperidade dos mais diversos segmentos agropecuários, incluindo o turfe. Então o Jockey Club do Paraná agradece imensamente Abelardo Lupion e família pelos serviços prestados em prol do crescimento desta entidade e acima de tudo, do crescimento do turfe paranaense.

*Fotos: Porfírio Menezes e Renato Calliari.