Fotos por Felipe Neves

Na última sexta-feira (16), mais uma reunião turfística foi realizada no Hipódromo do Tarumã, ainda com portões fechados devido aos decretos sanitários vigentes. Onze páreos foram realizados, com a participação de vários dos melhores animais alojados em nosso hipódromo, já visando a preparação para as grandes provas clássicas do festival do Grande Prêmio São Paulo, a ser realizado no final de semana do dia 16 de maio. Confira aqui os destaques da última reunião!

Aspro Coutier, debut vitorioso na Prova do Leilão Beneficente

O programa foi iniciado com a Prova Extraordinária reservada aos animais apresentados no Leilão Beneficente que contribuiu para a construção da pista de grama, nesta pista, na distância de 1.300 metros. Este páreo foi marcado pela estreia vitoriosa de Aspro Coutier, castanho filho de Courtier e Friendly Silk (Gone West), de criação e propriedade do Haras Cima.

Olivo Zantedeschi foi o responsável pela apresentação de Aspro Coutier, que recebeu a condução de Marcos Ribeiro. O tempo final deste páreo foi de 1:16.40.

Novo Sol mostra sua qualidade nos dois quilômetros

A segunda prova do programa foi a Prova Especial Jalmir e Justino Parolin, nos 2.000 metros da pista de grama. Aqui, um estreante foi o nome da vez e já demonstra ser um dos potenciais candidatos aos grandes clássicos que se avizinham: se trata de Novo Sol, castanho de 3 anos, filho de Agnes Gold e Quebra-de-Braço (Wild Event), de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud My Hero Dad.

Marcio Ferreira Gusso é o treinador de Novo Sol, que desta feita foi pilotado por Altair Domingos, em visita a nosso hipódromo. O tempo final foi de 2:04.80.

Além do vencedor, cabe destacar a boa atuação das fêmeas inscritas no páreo, que finalizaram na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente: Lixivia (M.F.Gusso/Haras Valente), Força (A.Menegolo Neto/Haras Garcêz Castellano) e Texxana (M.F.Gusso/Stud Yellow River), potenciais candidatas à disputa do Grande Prêmio OSAF (G1), no próximo dia 15 de maio.

Sailor Courtier, o vencedor do Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (L)

A quinta disputa da tarde foi o Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (L), primeira prova nobre para a Geração 2019 na pista do Tarumã, que a partir deste ano passou a ser disputado nos 1.400 metros da pista de grama.

Após a vitória autoritária no Grande Prêmio Turfe Gaúcho, marcando o recorde da distância na final, Sailor Courtier foi a Cidade Jardim, onde acabou fracassando. Aqui fazendo sua estreia no Tarumã, o alazão filho de Courtier e How Dry I Am (Belong To Me), de criação e propriedade do Haras Cima, levou a melhor.

Mais uma vitória para Marcos Ribeiro e para o treinador Olivo Zantedeschi, em grande fase. O tempo final foi de 1:23.20.

Dashing Court retoma o caminho vitorioso em recorde

O sexto páreo foi a Prova Especial Manoel Ribas, outro páreo que a partir deste ano passou a ser disputado nos 1.400 metros da pista de grama. O vencedor, fazendo sua estreia em nosso hipódromo e retornando após diversos contratempos, foi o líder da Geração 2017, Dashing Court, castanho de 3 anos, filho de Courtier e Alta Floresta (Teton Forest), de criação e propriedade do Haras Cima.

Vencedor do Grande Prêmio Turfe Gaúcho e das principais provas de sua geração no primeiro semestre de 2020, marcou a terceira vitória da dupla Marcos Ribeiro-Olivo Zantedeschi nesta reunião, no tempo recorde de 1:23.00 para a distância, superando a marca que seu companheiro de cocheira Sailor Courtier havia registrado no páreo anterior.

Vale também ressaltar o bom segundo lugar de Campelanda (A.Oldoni/Haras Rio Iguassu), chegando a apenas focinho do vencedor, duelo que possui grandes chances de se repetir por ocasião do Grande Prêmio Presidente da República (G2), em Cidade Jardim, no próximo dia 16 de maio.

Adega Zip finalmente desencanta

A nona prova do programa foi a Prova Especial Albino Farracha de Castro, outro páreo que neste ano passou a ser disputado na pista de grama, desta vez na distância de 1.100 metros. Após quatro terceiros lugares consecutivos, finalmente chegou a tão esperada vitória de Adega Zip, alazã de 3 anos, filha de Oliver Zip e Adega de Luxo (Wild Event), de criação do Stud Don Juan e propriedade do Haras Cambay.

Em bonita atuação de Leandro Henrique, a pupila de Antenor Menegolo Neto registrou 1:04.20 para o percurso, ficando a apenas três décimos do recorde de Jack Up (1:03.90), registrado na reunião do dia 12 de março.

Marcos Ribeiro é o grande destaque entre os jóqueis

Dentre os jóqueis que atuaram na reunião, Marcos Ribeiro, costumeiro visitante vindo de Cidade Jardim, venceu três provas e chegou ao total de 16 vitórias na temporada, mantendo a vice-liderança. André Luiz Silva, mesmo sem vencer, permanece na liderança com 21 vitórias. Dentre os jóqueis locais, Valmir Rocha é o melhor na tabela, com 12 vitórias, tendo conquistado apenas uma nesta reunião (com Venetian Pearl, do Stud Corazon de Leon).

Olivo Zantedeschi se destaca entre os treinadores

Entre os treinadores, o maior destaque foi sem dúvidas Olivo Zantedeschi, que conquistou três vitórias nesta reunião e alcançou a vice-liderança das estatísticas, com 14 vitórias e superando o terceiro colocado Dilson Antunes no critério de prêmios ganhos. Mesmo sem vencer, Mauricio Soares de Oliveira segue na liderança, com um total de 17 vitórias.

A próxima reunião turfística do Hipódromo do Tarumã está prevista para o dia 7 de maio.