O Grande Prêmio Paraná é a prova máxima do turfe local, é considerada uma prova de grau “G1″ (Grupo 1 do Turfe). É disputada em 2.400 metros na areia, destinada a animais de 3 e mais anos. Reúne os melhores cavalos e jóqueis do paÃs, além daqueles que obtiveram posições de destaque ao longo do ano.
           Realizado sempre no primeiro final de semana de Dezembro, todos os páreo são transmitidos via satélite para todo paÃs. A prova atrai as atenções da mÃdia estadual e conta sempre com grande público nos dias em que é realizada.
           Além da disputa do páreo principal, denominado GP Paraná, a reunião conta com a realização de diversas provas de elevada importância. São elas:
- * Prova Especial “Dois de Dezembro”, disputada em 1.400 metros, destinada a produtos de três anos.
- * Prova Especial “Ciro Frare”, disputada em 700 metros, destinada a produtos de dois anos.
- * Clássico “Governador do Estado” (L), disputada em 1.600 metros, destinada a produtos de três e mais anos.
- * Clássico “Delegação do Jockey Club de São Paulo” (L), disputada em 1.200 metros, destinada a produtos de três e mais anos.
- * Prova Especial “Moyses Lupion”, disputada em 2.000 metros, destinada a éguas de três e mais anos.
- * Prova Especial “Aramys Bertoldi” disputada em 1.600 metros, destinada a produtos de três anos.
O Grande Prêmio Paraná é tão importante para o turfe brasileiro, que o animal que dela participa e se consagra vencedor, tem grandes chances de fazer carreira no exterior. Nos últimos anos, três de seus vencedores foram exportados. INNAMORATO E MR. PLEASANTFAR para os Estados Unidos e BACCARAT para Dubai.
Â
DADOS HISTÓRICOS:
1942: 1º GP Paraná
O GP Paraná foi corrido pela primeira vez em 20 de dezembro de 1942, em 3.100 metros, pelo prêmio de CR$ 25.000,00. O vencedor foi OCHOS guiado por Pedro Gusso Filho e treinado por Henrique de Souza, defendendo as cores de Manoel Ribas.
           1954: Miss Brasil no GP Paraná
           Um dos momentos mais marcantes do GP Paraná foi a presença de Marta Rocha, na época Miss Brasil.
           1957: quem venceu?
           No GP de 1957, os animais CANAVIAL e JOHN ARABY fizeram uma disputadÃssima corrida e na reta da chegada não foi possÃvel identificar o ganhador. Somente após consultadas as fotos tiradas no exato momento da chegada é que a vitória foi dada a CANAVIAL, guiado pelo jóquei Luiz Rigoni e treinado por P. Gusso.
           1963: sem Grande Prêmio
           Desde 1942 apenas um Grande Prêmio não pode ser realizado. No ano de 1963, quando um forte surto de gripe eqüina atingiu os animais e consequentemente não permitiu a sua realização.

Processando... por favor aguarde .. 




