Publicado no Jornal Gazeta do Povo em 23/05/17
Projeto prevê obras em ruas do entorno do empreendimento para facilitar o acesso ao local
Em pouco menos de um ano, em abril de 2018, o Jockey Plaza Shopping Center deve abrir suas portas em Curitiba e irá levar à região do Tarumã uma enorme estrutura de comércio e serviços (420 lojas, sendo 18 âncoras). A inauguração do empreendimento – o maior shopping de Curitiba – acarretará também alterações no trânsito da região para dar conta do tráfego de entrada e saída de veículos do local, que será feito pela Avenida Victor Ferreira do Amaral.
De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), as alterações previstas serão de responsabilidade dos empreendedores do shopping, uma sociedade composta pelo Grupo Tacla Shopping, as incorporadoras Paysage e Casteval, o Jockey Club do Paraná e a Greca Asfaltos.
Confira no infográfico as mudanças previstas no trânsito da região
Uma das mudanças propostas é a duplicação e a pavimentação da Rua Konrad Adenauer, entre a Av. Victor Ferreira do Amaral e a Rua Dante Angelote, onde ela termina em um cruzamento em “T”. O projeto prevê ainda que a via “se encaixe” na rua José Zgoda, que também termina na Rua Dante Angelote a cerca de 30 metros do cruzamento com a Konrad Adenauer. Para isso, os ângulos dos cruzamentos precisarão ser “atenuados”.
Para atender à nova demanda da região, a Rua Dante Angelote também será revitalizada e duplicada entre a Linha Verde e a ponte sobre o Rio Bacacheri, um trecho de aproximadamente 750 metros.
No encontro da via com a Rua Fúlvio José Alice, haverá um semáforo e um acesso, provavelmente em forma de rotatória que, associado à trincheira em construção no cruzamento da rua com a Linha Verde – que integra a obra do trecho norte, a qual deve ficar pronta em dezembro de 2017 e é de responsabilidade da prefeitura –, permitirá acesso ao shopping a partir do bairro Bacacheri.
Para facilitar o escoamento pelo outro lado do empreendimento, o acesso à Rua Nivaldo Braga, que encontra a Av. Victor Ferreira de Amaral, será duplicado.
Conforme a Setran, ainda não há previsão para o início dessas obras, pois elas dependem dos prazos do shopping. O projeto ainda passa por uma avaliação do Departamento de Engenharia da Setran, o que significa que adaptações e pequenas alterações podem ser feitas até a execução da obra.
O Grupo Tacla Shopping foi contatado pela reportagem, mas preferiu não se manifestar.
Victor Ferreira X Konrad Adenauer
Se o fluxo de veículo na Av. Victor Ferreira do Amaral já é considerado alto neste momento, devido ao acesso aos municípios de Pinhais e Piraquara, com a inauguração do centro de compras, a tendência é de que ele aumente ainda mais. O mesmo vale para a Rua Konrad Adenauer, que também dá acesso à Unibrasil. Ainda assim, uma alteração no cruzamento das duas vias não faz parte dos planos a curto prazo para a região.
De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), existe um projeto para construção de um viaduto no local, o qual é considerado viável operacionalmente, porém, de alto custo. Dessa forma, a realização da obra “depende da viabilização de recursos de grande monta”.
O instituto avalia ainda que “uma intervenção pontual na Av. Victor F. do Amaral somente irá amenizar o problema” de trânsito nessa via e que o que deve propiciar uma melhora efetiva em toda a região é um conjunto de ações, que envolvem a finalização das obras da Linha Verde, as obras na Konrad Adenauer e melhorias no acesso ao Bairro Alto pela Rua Brasílio de Lara.
Mudanças propostas
O projeto apresentado prevê as seguinte mudanças, que ainda dependem de aprovação da Prefeitura de Curitiba
- Área ocupada pelo shopping
- Jockey Club
- 1R. Konrad Adenauer
entre a Av. Victor Ferreira do Amaral e a rua Dante Angelote
Duplicação e a pavimentação - R. Dante Angelote 2
entre a Linha Verde e a ponte sobre o Rio Bacacheri
Revitalização e duplicação - 3R. Dante Angelote
entre Konrad Adenauer e José Zgoda
O fim da Konrad Adenauer será curvado para que ela se torne um prolongamento da rua José Zgoda - R. Fúlvio José Alice 4
esquina com a Dante Angelote
Implantação de um semáforo e um acesso, provavelmente em forma de rotatória - R. Fúlvio José Alice5cruzamento com a Linha Verde
Construção de uma trincheira (faz parte das obras da Linha Verde) - Av. Victor Ferreira do Amaral
cruzamento entre Av. Victor Ferreira do Amaral e Nilvado Braga
Duplicação do acesso
Fonte: Setran. Infografia: Gazeta do Povo.