Nesta quinta-feira (10), como parte da programação a ser realizada, o Jockey Club do Paraná continua a série de homenagens a diversos turfistas que fizeram parte da história do turfe paranaense.

João Abrão Filho será nosso homenageado, dando nome ao 4º páreo da programação, primeira prova preparatória para os grandes clássicos do ano, na distância de 2.000 metros, com largada prevista para as 18:45h.

Abaixo, saiba mais sobre nosso homenageado:

João Abrão Filho nasceu em Piraí do Sul (Paraná) onde residiu até os 12 anos. A predileção por cavalos de corridas teve início em Piraí do Sul mesmo, através das provas nas canchas retas que eram organizadas na região. Com o passar dos tempos, nossa família passou a viver em Curitiba, onde meu avô já residia.

Ele, como bom patrício, gostava de cavalos de corridas, onde passou a nos convidar para irmos com ele até o Jockey Clube. A partir daí vieram juntos meu pai João Abrão e meu tio Hadmar Abrão. Entramos então na fase de adquirir animais para correr com a nossa farda.

A farda levava as cores vermelha, preta e branca; todas as manhãs levantávamos cedo para acompanhar o trabalho dos nossos animais. Tivemos muitos animais de corridas, mas o mais valoroso animal foi a égua VALIANTNESS em co-propriedade com Juliano José Breda, uma filha de Thignon Lafré e Daisy Clover por Baronius, adquirida junto a seu criador Haras Xará; VALIANTNESS obteve 5 vitórias em Cidade Jardim, e 3 colocações, em 13 atuações entre Cidade Jardim 11, Gávea 1 e Tarumã 1. De sua campanha destacam-se: 1º GP Pres. Fábio da Silva Prado G2, 1º GP Organização Sulamericana de Fomento ao Puro Sangue de Corrida (Added) G1, a maior prova de éguas do Brasil e 5º GP Antônio da Silva Prado G2. Posteriormente foi levada a reprodução pelos Haras das Estrelas e São Quirino, gerando ganhadores.