Esta semana a Diretoria do Jockey Club do Paraná, juntamente com a Comissão de Corridas aprovou o Calendário Clássico de 2019. Com início no dia 10 de janeiro, data da primeira reunião do ano que vem, ele conta no total com 82 chamadas entre Prêmios, Provas Especiais, Clássicos e Grande Prêmios.

Prêmios: 

Já que o Jockey Club do Paraná irá fazer 146 anos em 2019, nada melhor que homenagear pessoas que deixaram sua marca nesta rica histórica. No total serão 18 prêmios, que poderão ser distribuídos em provas com chamadas de enturmação.

Provas Especiais: 

Serão 48 Provas Especiais no total. Elas tem o caráter de “pesos especiais”, então conseguem unir animais de gerações diferentes em provas importantes. Teremos diversas provas homenageando os principais nomes do turfe paranaense. Desde Luiz Jácome de Abreu e Souza até Silvio Batista Piotto.

Instituições como os Jockeys de São Paulo e Rio de Janeiro também serão lembrados, assim como a Associação dos Cronistas de Turfe do Paraná, a Polícia Militar do Estado do Paraná e a cidade de Curitiba.

Outro grande detalhe da programação clássica de 2019 é a quantidade de Provas Especiais para produtos de dois anos. Incentivando a geração 2016, que já se encontra em grande número na Vila Hípica do Jockey, teremos desde janeiro provas destinadas a estes animais.

Teremos três “Taças” este ano, a Taça Pinheiro de Ouro, a Taça Jockey Club do Paraná e a Taça Hipódromo do Tarumã.

Provas graduadas: 

Os clássicos prometem muita disputa este ano, uma vez que todos terão a graduação de Listed. Começamos em abril com Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente, para potros de 2 anos. Ainda para os animais da geração 2016 teremos o Clássico ABCPCC e o Clássico Alô Ticoulat Guimarães. Em junho esta “perna” de Clássicos para os animais de 2 anos se encerra com o Clássico Criadores – Criterium Paranaense.

Ainda em junho teremos o Clássico Derby Paranaense, em 2.000 metros. No mês seguinte o Hipódromo do Tarumã receberá a Copa ABCPCC – Regional, que assim como todas as provas citadas acima terá classificação de Listed, disputada em 1.600 metros.

Em agosto teremos as provas preparatórias, porque no dia 22 de setembro acontece o Festival do GP Paraná 2019. Nele como de costume teremos o Clássico Ciro Frare, Clássico Primavera, Clássico Governador do Estado e o GP Paraná (G3), maior prova do Estado.

No dia 08 de dezembro acontece a Pegasus Brasil 2019, que distribuirá R$ 200.000,00 em prêmios, sendo R$ 80.000,00 ao primeiro colocado. Ela ainda não tem status de graduação, no entanto, será a prova em pista de areia com maior dotação do Brasil.

CONFIRA O CALENDÁRIO CLÁSSICO CLICANDO AQUI.